quarta-feira, 2 de setembro de 2015

Novo Testamento - A Palestina no tempo de Jesus

É difícil tirar um melhor proveito da leitura dos Evangelhos se não conhecermos algumas coisas da terra, ambiente e mecanismos da sociedade em que Jesus viveu. Conhecer o contexto em que Jesus viveu não é apenas uma questão de cultura, mas também e principalmente, dado necessário para se conhecer e avaliar com mais objetividade a Palavra e ação de Jesus.

A: TERRA DE JESUS

Jesus viveu na Palestina, pequena faixa de terra com área de 20 mil km², com 240 Km de comprimento e máximo de 85 Km de largura. Corresponderia aproximadamente a área do estado do Sergipe. Do lado oeste temos o mar Mediterrâneo e a leste o rio Jordão.
A Palestina é dividida de alto a baixo por uma cadeia de montanhas que influi bastante em seu clima, com chuvas frequentes na parte oeste, enquanto a leste o clima é mais seco e quente. As terras cultiváveis estão na parte norte, na região da Galileia e no vale do rio Jordão. A região da Judeia é montanhosa e se presta mais como pasto de rebanhos e cultivo de oliveiras. 
A cidade de Jerusalém conta com 50 mil habitantes, e está situada no extremo de um planalto, a 760m acima do nível do mar Mediterrâneo e chega a receber 200 mil peregrinos (tudo isso na época de Jesus).

B: A SOCIEDADE DO TEMPO DE JESUS

  1. ECONOMIA - As atividades eram agricultura,  pecuária e artesanato. A agricultura era o plantio de trigo, cevada, legumes, frutas...e eram desenvolvidas principalmente na Galileia. A pecuária era a criação de camelos, vacas, ovelhas e cabras na região da Judeia. Os artesanatos eram feitos nas aldeias e e nas cidades, principalmente em Jerusalém. tratava-se de produção de cerâmicas, trabalhos em couros e em madeiras...
  2.  POLÍTICA -  O poder vinha de Roma, mas em geral respeitavam a autonomia internas das colônias. A Judeia e Samaria eram dirigidas por um procurador romano, mas o sumo sacerdote tinha o poder de gerir as questões internas, através das leis judaicas, porém era nomeado e destituído pelo procurador romano.
  3. GRUPOS POLÍTICOS RELIGIOSOS -   Eram vários grupos:
  • Saduceus - Grandes proprietários de terras  e membros da elite sacerdotal, controlam a administração da justiça no tribunal supremo.(Sinédrio) Tem medo de perder seus cargos e privilégios, e são os principais responsáveis pela morte de Jesus.
  • Doutores da lei (escribas) - eram intérpretes das Escrituras e suas influências se davam no Sinédrio, sinagoga e escolas. 
  • Fariseus - Leigos provindos de todas as camadas da sociedade, principalmente artesãos e pequenos comerciantes. Se caracterizam pelo rigoroso cumprimento da lei, eram conservadores zelosos e criadores de novas tradições através da interpretação das leis. esperavam um Messias político-espiritual, para libertar Israel.
  • Zelotas -  Se constituíram a partir dos fariseus, provindo das classes mais pobres, massacrados por um impiedoso sistema fiscal. eram muito religiosos e queriam expulsar os dominadores pagãos. Os fariseus mantinham resistência pacífica, mas os zelotas partiam para a luta armada, por isso era tratados como criminosos pelos romanos.
  • Herodianos - Funcionários da corte de Herodes, conservadores por excelência têm o poder civil da Galileia nas mãos. Foram os responsáveis pela morte de João Batista.
  • Essênios - Grupo resultante da fusão entre sacerdotes dissidentes do clero de Jerusalém e de leigos exilados.Levam vidas em comum, repartindo os bens entre todos.
  • Samaritanos -  Mais do que os judeus, observam escrupulosamente as prescrições do Pentateuco, mas não aceitam outros escritos do Antigo Testamento e nem frequentam o Templo de Jerusalém. São considerados pelos judeus como raça impura por serem descendentes de população misturada com estrangeiros.

Jesus nasceu, viveu e morreu dentro do contexto histórico do século I. Quando lemos os Evangelhos, devemos estar atentos para avaliar corretamente a sua atividade dentro da formação social, econômica, política e religiosa do seu tempo. Não se trata de reduzir a vida de Jesus apenas ao contexto histórico, mas que o contexto histórico nos ajude a entender um pouco mais sobre a vida de Nosso Senhor e Salvador. Não podemos amar completamente Àquele que não conhecemos por completo.


Fonte: Bíblia Sagrada edição pastoral editora Paulus 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

QUER SABER O EVANGELHO DO DIA???

http://www.cancaonova.com/portal/canais/liturgia/