segunda-feira, 31 de agosto de 2015

O Novo Testamento

A Bíblia é dividida em duas partes, antigo e novo testamento.

Aqui vamos tratar momentaneamente do Novo testamento.


O Novo Testamento é a parte da Bíblia onde encontramos o anúncio da pessoa de Jesus Cristo. Sua mensagem central é o próprio filho de Deus, que veio ao mundo para estabelecer a aliança definitiva entre Deus e os homens. Jesus nos mostra que Deus é pai para os homens e como os homens devem viver para se tornar filhos de Deus.


Através de sua Palavra e Ação, Jesus inaugurou a Nova Aliança, e já não é mais uma aliança com um povo só, mas é aberto a todos os povos, de todos os tempos e lugares. Em Jesus, Deus quer reunir toda a humanidade como uma família.


Jesus não deixou nada escrito, Ele pregou. ensinou e colocou em prática o projeto de Deus, isso fez com que Ele entrasse em conflito com a estrutura da sociedade, que o persegui, prendeu e matou. Mas Jesus Ressuscitou, enviou o Espirito Santo aos seu seguidores, ao qual os chamava de apóstolos e discípulos, e estes continuaram a sua missão.


Foram eles que escreveram o que encontramos no Novo Testamento, eles não pretendiam fazer um Biografia de Jesus, mas em primeiro lugar quiseram anunciar Jesus para que os homens tivessem fé e se comprometessem com Jesus. Fé e compromisso que significam continuar sua palavra e ação, alcançando cada vez mais pessoas.


O Novo Testamente agrupa 27 livros, conforme temas e estilos diferentes: Evangelhos, Atos do Apóstolos, cartas e apocalipse.

Os Evangelhos são quatro formas de anunciar Jesus, escritas por comunidades diferentes , não são biografia ou história, e sim anúncio para levar a fé em Jesus , isto é, ao compromisso de continuar sua obra, pela palavra e pela ação.

O Atos dos Apóstolos são a segunda parte do Evangelho segundo Lucas, e mostram o início das comunidades cristãs e sua expansão até chegar a Roma, centro do mundo naquela época.


As cartas são escritos dirigidos às primeiras comunidades, mas nos ajudam também a ver e superar os problemas em nossas comunidades atuais.


E por fim o apocalipse que é um livro escrito com muitas linguagens figuradas por que se dirigem aos cristãos em tempos de perseguição , apresenta Jesus ressuscitado com Senhor da história, e mostra como os cristãos devem anunciá-lo e testemunhá-lo sem medo. enfrentando até mesmo a própria morte.





Fonte - Bíblia Sagrada edição pastoral - editora paulus

Nenhum comentário:

Postar um comentário

QUER SABER O EVANGELHO DO DIA???

http://www.cancaonova.com/portal/canais/liturgia/