segunda-feira, 7 de setembro de 2015

Novo Testamento - Evangelho segundo Mateus



Começamos agora a ver um pouco sobre os Evangelhos, que são quatros, Mateus, Marcos, Lucas e João. Você já parou para pensar que os Evangelistas Mateus, Marcos e Lucas relatam dados parecidos da vida de Jesus, enquanto João relata dados muito diferentes? Os Evangelhos semelhantes são chamados de "Sinóticos", que vem do grego "syn + ótikos", que significa visão de conjunto. Os três Evangelhos possuem a mesma ordem de conteúdo. O primeiro Evangelho a ser escrito foi o de Marcos, que não era apóstolo, mas sim um "discípulo" de Pedro, que serviu de FONTE para Marcos. Os demais Evangelhos sinóticos em geral derivam dos escritos de Marcos, mas também de uma fonte chamada fonte "Q" (uma coletânea de sentenças e ensinamentos de Jesus, usada na igreja primitiva). Abaixo um gráfico para entendermos melhor.













Mateus era um cobrador de impostos, que antes de conhecer Jesus se chamava Levi. Importante sabermos que os cobradores de impostos eram odiados pelos judeus, 

Este Evangelho foi escrito por volta dos anos 50, e teve algumas traduções que foram feitas entre os anos de 60 e 90, após a destruição do Templo no ano 70,
A mensagem central que Mateus quis transmitir era a apresentação de Jesus como Emanuel, DEUS conosco. Segundo Mateus, Jesus é o Messias que realiza todas as promessas feitas no Antigo Testamento. Logo no início Mateus apresenta Jesus como o Mestre que veio que veio realizar a justiça (3,15). O restante do Evangelho mostra que, através da palavra e da ação, Jesus vai educando a comunidade cristã para a prática da justiça, isto é, vai ensinado como se deve realizar concretamente  a vontade de Deus.

Lembre-se que Mateus era uma pessoa letrada, sabia o que e como escrevia, por isso de todos os Evangelhos é o que apresenta a didática mais clara. Ele organiza o assunto de todo o Evangelho em cinco livrinhos, cada um contendo uma parte da narrativa seguida de um discurso, que resume e explica o que está contido nesta narrativa. Assim a Palavra de Jesus é sempre apresentada como resultado de uma ação, e toda ação é sempre um ensinamento, um anúncio.

Quando lemos Mateus somos convidados a olhar para dentro de nós mesmos afim de descobrir a presença de de Jesus, que ensina a prática da Justiça. Desse modo aprendemos a dizer a palavra certa e a realizar a ação oportuna, no tempo e lugar em que vivemos.

CURIOSIDADES:

O Evangelho de Mateus é o mais longos entre os Evangelhos. Possui 1068  versículos, dos quais 600 possuem semelhanças com Marcos e apenas 230 semelhantes a Lucas. 50 são as vezes que Mateus menciona " O reino de Deus".

No fim o que Mateus mais quer nos trazer é que para falarmos de Jesus, necessitamos ter intimidade com Ele.



Fonte:
Bíblia Sagrada edição pastoral - editora Paulus
http://cleofas.com.br/quando-foi-escrito-o-evangelho-segundo-mateus-eb/


Nenhum comentário:

Postar um comentário

QUER SABER O EVANGELHO DO DIA???

http://www.cancaonova.com/portal/canais/liturgia/