quarta-feira, 30 de setembro de 2015

Novo Testamento - Evangelho segundo João

Não se tem a precisão de quem realmente escreveu o Evangelho. Uns relatam que realmente foi o apóstolo João, outros relatam que foi os discípulos de João Batista que anos mais tarde resolveram também escrever sobre a experiência com Jesus, e há ainda os que acreditam que o Evangelho foi escrito por uma comunidade, ou seja, por várias pessoas ao longo de um tempo. O que todos parecem concordar é que o Evangelho foi escrito em Éfeso, seja por João que foi o pastor daquela comunidade ou por seus seguidores.

Uma curiosidade neste Evangelho é que há duas conclusões para ele, No capítulo 20, 30-31 e também no capítulo 21, 24-25, o que nos leva a crer que realmente foi escrito por mais de uma pessoa.

Diferentemente dos demais Evangelhos, neste encontramos apenas sete milagres, que são chamados de "sinais" e alguns discursos que são desenvolvidos muito lentamente, repetindo sempre os mesmos temas-chave. Os três primeiros evangelistas reuniram, completaram e editaram os assuntos que formavam a catequese existente em suas comunidades, já João é uma espécie de meditação, que visa despertar e alimentar a fé em Jesus, o Filho de Deus, a fim de que os homens tenha a vida.

Na primeira parte do Evangelho é relatado que Jesus é o Enviado de Deus, àquele que revela o Pai aos homens. Deus ama os homens e quer dar-lhes a vida. João salienta a importância do compromisso da fé.

Na segunda parte ele mostra a mesma coisa, salientando a importância do amor e narrando o supremo sinal: a volta de Jesus ao Pai, através da morte e ressurreição.

Neste Evangelho Jesus é apresentado desde o início como Messias, Filho de Deus.

Somos convidados a ler este Evangelho colocando-nos em clima de julgamento, para nos abrirmos à luz de Deus que, através de Jesus, ilumina a nossa vida e nos leva a tomar uma decisão: Aceitar e continuar a obra de Jesus para termos definitivamente a vida, ou rejeitar a Jesus e estarmos definitivamente condenados.

Saibamos sempre que Deus amou o mundo de tal maneira que deu Seu Filho único para que todos aqueles que Nele crerem., tenham a vida eterna. (Jo 3,16)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

QUER SABER O EVANGELHO DO DIA???

http://www.cancaonova.com/portal/canais/liturgia/