segunda-feira, 14 de setembro de 2015

Novo Testamento - Evangelho segundo Marcos

Marcos, ou João Marcos era judeu, filho de Maria de Jerusalém, e segundo os historiadores teria sido batizado pelo próprio Pedro. Há quem diga que Marcos é aquele jovem que fugiu nu quando Jesus foi preso, citado em Mc 14,51-52.

No entanto a primeira vez que é citado o nome de Marcos está em Atos do Apóstolos 12, 1-17, quando o rei Herodes mandou matar Thiago irmão de João e prender Pedro, que após sair da prisão se dirigiu à casa de Maria, mãe de Marcos.

Marcos foi pivô de uma discussão entre Paulo e Barnabé, citado em AT 15, 36-41, quando Barnabé queria levar Marcos para fazer uma visita às cidades por onde passaram, mas Paulo estava "bravo" com Marcos, por que ele havia abandonado a missão e retornado à sua cidade em tempos anteriores, assim Paulo levou consigo Silas e Barnabé segui viagem junto com Marcos.

Porém a Bíblia nos mostra que Paulo fez as pazes com Marcos, quando menciona e elogia ele em Colossenses 4, 10-11 e também em 2 Timóteo 4,11.

Bom relatamos um pouco da vida do homem que foi o primeiro a escrever o Evangelho de Jesus. Mesmo não estando inicialmente com Jesus, ele tem uma fonte muito confiável, o próprio apóstolo Pedro.

Marcos escreveu o seu Evangelho com a finalidade precisa de responder à seguinte pergunta: "QUEM É JESUS?".

No entanto ele não responde com doutrinas teóricas, mas relata a prática ou atividades de Jesus, deixando que o leitor chegue por si mesmo à conclusão de que Jesus é o Messias, o Filho de Deus. Portanto, na leitura do livro de Marcos, o importante é perceber o significado do que Jesus faz, isto é, estar atento ao quadro completo da sua atividade.
Através da sua prática, Jesus realiza o projeto messiânico segundo a vontade do Pai, entrando em conflito com uma concepção de Messias ligada ao esquema de dominação, pois tinha-se ideia de que o Messias viria como rei triunfante.  
Toda a atividade de Jesus é o anúncio e a concretização da vinda do Reino de Deus. (Mc 1,15).
O poder é substituído pelo serviço.
O comércio pela partilha.
A alienação pela capacidade de ouvir.

O Livro de Marcos é apenas o começo da Boa Notícia, o autor deixa claro que sua obra não é completa e que para chegar ao fim, supões que o leitor tome uma posição:

CONTINUAR O LIVRO ATRAVÉS DE SUA VIDA, TORNANDO-SE DISCÍPULO DE JESUS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

QUER SABER O EVANGELHO DO DIA???

http://www.cancaonova.com/portal/canais/liturgia/