domingo, 3 de março de 2013

Falta-nos o Pão da Palavra...

Olá amigos, Paz e Bem!




Algo tem me chamado muito a atenção nestes últimos dias/anos...Como tem faltado o pão da palavra e nossas missas!


Cada vez mais vemos pessoas deixando de ir às igrejas, cada vez mais pessoas deixando a vida nas comunidades, alegando sempre a mesma coisa: "Não preciso ir à missa...rezo em casa, leio a Bíblia em casa".
Isso é uma grande ilusão, não existe vida religiosa fora da comunidade, ou seja, você pode até viver por um tempo, mas as "coisas do mundo" com certeza vão te sufocar e distorcer tudo aquilo que você acredita. É como uma brasa de carvão acesa, quando estiver fazendo um churrasco em sua casa faça a experiência de tirar uma pequena brasa e colocar do lado de fora da churrasqueira e verás o quanto ela dura acesa...assim é a nossa fé, vivendo junto da comunidade a nossa fé é muito mais forte, longe da comunidade ela se apaga.

Mas o que realmente tem levado as pessoas a se afastarem da igreja?

Bom hoje quero deixar um recado a todos os lideres comunitários, aos padres, ao diáconos e ministros da Palavra... tem faltado em nossas Igrejas o Pão da Palavra. Quantas vezes em nossas missas vemos o presidente fazer homilias cada vez mais fora daquilo que o Evangelho do dia nos tem trazido? Me desculpem a franqueza, mas todos nós sabemos que DEUS é amor...e existe um Evangelho próprio para esta homilia. Escutar que Deus é amor, que Deus no ama e que precisamos nos converter é fundamental, mas mais fundamental é entender as Sagradas Escrituras, entender o contexto, entender o que realmente Deus quis dizer com aquelas palavras...


Sabe amigos, tenho andado por muitas comunidades católicas, e cada vez mais tenho visto pessoas despreparadas para tal ministério.
Isso faz com que as pessoas fiquem dispersas nas missas, nas reuniões de pastorais, e em tantos outros eventos.


Precisamos a partir de hoje estudar mais a Palavra de Deus, precisamos nos aprofundar na catequese, aprofundar mais no contexto em que a Bíblia foi escrita, precisamos aproveitar grande Teólogos que temos em nossas dioceses, e cobrar mais de nossos padres um aprofundamento Bíblico com toda a comunidade.  Os líderes de comunidades tem que procurar os cursos de teologia oferecido muitas vezes gratuitamente pelas nossas dioceses. E aos senhores padres minhas profundas súplicas: utilizem todo o ensinamento que receberam em suas formações...expliquem o Evangelho de uma forma mais consistente e explicativa, preparem com antecedências as homilias...e rezem bastante, deixando-se conduzir plenamente pela ação do Espírito Santo...


Fazendo isso as nossas comunidades, as nossas missas, os nossos grupos de oração...voltarão a estar repletos de pessoas se entregando cada vez mais ao "Kerigma", ao primeiro amor de Deus.

Para finalizar devemos continuar a rezar pela igreja, e pelo nosso futuro papa, pois este terá a maior provação de todos os tempos...a tentação de se tornar um "pop star", pois a mídia quer um papa que tenha "facebook", "twitter" que seja antenado as redes sociais....etc..

Mas nós que fazemos parte da igreja, queremos apenas um papa santo, orante, e cheio do Espírito Santo...isso basta para guiar a igreja.


tenham todos um excelente final de semana!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

QUER SABER O EVANGELHO DO DIA???

http://www.cancaonova.com/portal/canais/liturgia/