sábado, 7 de janeiro de 2012

Evangelho do dia, Mt 2, 1-12 Epifania: Deus traz a salvação a todos


Olá amigos, paz e bem!


A Igreja celebra neste final de semana, a Epifania do Senhor, ou seja, a aparição, a manifestação, o revelar-se de Deus aos homens. Lemos nos Evangelhos, outras formas de demonstrar esta "aparição de Jesus", mas especificamente no relato de Mateus 2, vemos a visita dos 3 reis magos. Bom, precisamos conhecer os 3 reis magos, assim podemos entender por que a passagem do evangelho de Mateus é a que melhor representa a Epifania do Senhor.
 A tradição da igreja os chama de Baltazar, Melquior e Gaspar. Eles eram magos no sentido de astrólogos, astrônomos,  pois não havia diferenças entre estas disciplinas, sendo assim, eles não eram judeus e sim pagãos, mas como estudavam as estrelas viram uma nova estrela brilhar e pairar sobre algo. Acreditando na crença judaica de que o menino-Deus haveria de nascer, foram ao seu encontro.
Como a tradição nos ensina que cada um tinha uma cor de pele diferente, (um era branco, outro moreno jambo e o outro era negro) podemos entender que a Salvação de Deus vem para todos os povos, de todas as raças e cores.
fonte: http://www.tuespetrus.org/?p=550








O que podemos entender nesta passagem é que assim como nos dias de hoje todos somos convidados à ceia do senhor, naquela época da mesma forma todos estavam sendo chamados a adorar ao filho de Deus, a estrela brilhou para todos, mas somente os mais atentos, mesmo pagãos, puderam observa-la, e muito mais do observa-la foram até encontra-la, e mesmo que não acreditassem plenamente naquilo que eles estavam atrás, seguiram a estrela e ainda levaram presentes para o menino que havia nascido.


Nos dias de hoje Deus tem nos chamado de todas as formas, seja por canais cristãos ou programas cristãos na tv, seja através de comunidades como a canção nova, toca de Assis, Missão louvor e Glória, entre tantas outras, seja por padre e pastores muitos carismáticos, cantores católicos e evangélicos que cada vez mais tem espaços na mídia, ou de tantas outras formas, Deus neste tempo de natal tem nos mostrado a estrela, tem nos chamado a ir até Jesus, a viver-mos uma nova vida, a mudar nossa atitude. Infelizmente, como no tempo do nascimento de Jesus muitos até tem visto a estrela, mas estamos tão ocupados com jogos, internet, bebidas, que não conseguimos visualizar esta nova estrela, ou se vimos não damos bola.


Jesus tem um chamado para nós neste final de semana, vá a missa, vá ao culto, mas vá com o coração aberto para acolher e aceitar este chamado de Deus. Que possamos ser como os reis magos, atentos à ouvir a voz de Deus.


Desejo a todos um excelente final de semana, abençoado por Deus, e um feliz ano novo repleto de realizações, muita saúde, muita paz e sucesso em seus empreendimentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

QUER SABER O EVANGELHO DO DIA???

http://www.cancaonova.com/portal/canais/liturgia/