domingo, 11 de março de 2012

Evangelho do dia Jo 2, 13-25 "Jesus, o novo Templo"


Olá amigos, paz e bem!!!


No Evangelho deste final de semana vemos Jesus revoltado com aquilo que ele encontra na entrada do Templo.

 No pátio do Templo encontrou pessoas vendendo bois, ovelhas e pombas; e viu também os que, sentados às suas mesas, trocavam dinheiro para o povo. Então ele fez um chicote de cordas e expulsou toda aquela gente dali e também as ovelhas e os bois. Virou as mesas dos que trocavam dinheiro, e as moedas se espalharam pelo chão. E disse aos que vendiam pombas:
Tirem tudo isto daqui! Parem de fazer da casa do meu Pai um mercado!


Acontece que naqueles tempos, quando se ia para o templo, deveria oferecer um sacrifício, seja com ovelhas, com bois ou pelo menos com pombas. No entanto os doutores da lei diziam que não adiantava trazer de casa as oferendas, pois as mesmas deveriam ser compradas no templo, e que as vendia? os doutores da Lei, os fariseus e os saduceus... Jesus se revolta com esta exploração ao povo humilde, e deixa bem claro que não são estes sacrifícios que expiariam os pecados, mas sim, o sacrifício vivo que Jesus iria oferecer. Infelizmente esta situação não era  nova, pois o profeta Jeremias já havia feito tal denúncia, (Jer.7,11). O culto do templo com multidões de peregrinos durante o ano havia se tornado fonte de riquezas para o comércio em Jerusalém, principalmente para a casta religiosa. 

Jesus é o sacrifício perfeito, os discípulos entenderam este acontecimento somente quando Jesus ressuscitou, mas nos temos hoje os ensinamentos que nos direciona para Jesus. Por isso vivamos esta quaresma, refletindo em tudo o que Deus tem nos falado através dos Evangelhos, e que se necessário corrijamos as rotas de nossas vidas...

Que Deus abençoe a todos e uma excelente semana!!!!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

QUER SABER O EVANGELHO DO DIA???

http://www.cancaonova.com/portal/canais/liturgia/