domingo, 14 de agosto de 2011

Evangelho do dia, Mt 15,21-28


Olá amigos, Paz e bem!!!


Na reflexão do Evangelho de hoje vemos a mulher cananéia que segue atrás de Jesus pedindo para que Ele cure sua filha. Para entender um pouco deste parte da Bíblia, precisamos voltar ao primeiro testamento e ler um pouco da história dos profetas Esdras e Neemias, que ensinam na época que não há salvação fora do povo judeu, pois eles acreditavam que para os "estrangeiros" não haveria salvação. Segundo ponto, para os judeus, os cães era semelhante aos porcos, ou seja, desprezíveis, impuros. Quando Jesus diz, primeiro que não veio para evangelizar os gentios,(vim para Evangelizar as ovelhas perdidas da casa de Israel), e depois olhando para a mulher ele diz que não é certo tirar o pão dos filhos e dar aos cachorros. Jesus estava cumprindo a risca a sua posição como judeu, e apensa anunciava a Boa nova aos judeus, não que ele desprezasse aos outros povos, mas apenas Ele estava cumprindo a Sua missão, pois mais tarde o apóstolo Paulo seria o apóstolos dos pagãos (Rom 11,13). Todos podemos pensar que Jesus estava menosprezando a mulher cananéia, mas não, entendo que o que Jesus fez foi compadecer dela, ao dizer sobre os pães dos filhos Jesus estava querendo ver o tamanho da fé daquela mulher, e foi o que aconteceu, ao responder que os cachorrinhos também comiam as migalhas que caiam das mesas dos filhos ela queria dizer:
1º O Senhor tem razão, a Salvação vem dos judeus;
2º O Senhor tem razão, não é justo tirar o anúncio do Evangelho aos judeus e passá-lo aos pagãos;
3º O Senhor não tem razão, pois até mesmo os pagãos terão a possibilidade de alcançar a salvação, mediante  a fé no Filho de DEUS; Sendo assim, Jesus disse a mulher: "Como é grande a sua fé, seja feito como tu queres" e neste momento a filha dela foi curada. Todo esta leitura do Evangelho evidencia que a Fé move a mão de DEUS. Tendo fé conseguimos alcançar o coração de DEUS. Sugiro que sempre que possível você possa ler Hebreus 11, onde Paulo nos explica o que é Fé.


Espero que todos nós possamos ser cheios de Fé.


DEUS abençoe a todos e uma excelente semana!!!!


FELIZ DIA DOS PAIS!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

QUER SABER O EVANGELHO DO DIA???

http://www.cancaonova.com/portal/canais/liturgia/