domingo, 14 de setembro de 2014

Exaltação da Santa Cruz

Neste domingo dia 14/09 a igreja católica celebra a exaltação da Santa Cruz.


Esta festa foi intitulada na igreja no ano de 320, quando o imperador constantino no dia 13/09/320 inaugurou em Jerusalém, a Igreja do santo sepulcro e no dia 14/09/320 a mãe do imperador, levou até a igreja as relíquias da Cruz de Cristo e desde então a igreja celebra esta data como a Exaltação da Santa Cruz.



Vale lembrar que a morte na cruz era na época a pior morte que se podia ter, tal morte era reservada somente a pessoas que realmente tinha causado males na sociedade. Na liturgia deste domingo, vemos na 2ª leitura (FL 2,6-11) que Jesus, mesmo em sua condição divina, assumiu a condição de escravo se tornando igual aos homens, humilhou a sim mesmo se fazendo obediente até a morte, e morte de cruz.

Na 1ª leitura, (Num. 21,4b-9) vemos a murmuração dos filhos de Israel no monte Hor, fazendo com que Deus mandasse serpentes venenosas que mordiam e matavam muita gente. Quando o povo se arrependeu pediu a Moisés que intercedesse por eles, pois haviam pecado conta Deus.

Moisés assim o fez e Deus disse para Moisés fazer uma serpente de bronze e colocá-la em uma haste, para que quando alguém fosse mordido, olhasse para a serpente e ficava curado.

Bom, muitas vezes vemos pessoas falando, "mas cruz é sinal de morte"...pois bem, mas a serpente que vemos na leitura também não era?

Deus tem o poder de transformar um sinal de morte em sinal de vida para nós, e o levantamento da serpente de bronze, que poderia ser um "ídolo" para os hebreus se tornou um sinal de salvação. Eles olhavam para a serpente e eram curados fisicamente, nós olhamos para a cruz e somos Cruz de Cristo e somos curados da nossa alma, de nossos pecados, das nossas fraquezas.

Adoremos a Deus por que pela vossa Santa Cruz, remistes o mundo.

Desejo a todos uma excelente e abençoada semana!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

QUER SABER O EVANGELHO DO DIA???

http://www.cancaonova.com/portal/canais/liturgia/