quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Tempo de Jejum e Oração




Olá amigos, Paz e Bem!

Entramos hoje na quaresma, tempo de penitências, jejuns e orações. Mas o que devemos fazer de diferente nestes tempos? como vivenciar este momento de forma correta? 

Bom, precisamos saber que a quaresma é um período em que a Igreja nos chama a repensar na vida, a buscar a conversão e o arrependimento de uma forma mais intensa. A quaresma tem a duração de quarenta dias e não quarenta e cinco, pois os últimos cinco dias vivenciamos a semana Santa.

Durante este período a Igreja mude seus ritos, não se reza o glória nas missas, tem caminhadas penitenciais geralmente de madrugada entre outras coisas.

Vejo muitas pessoas vivendo a quaresma de maneiras diferentes, uns não comem chocolates, outros todos os tipos de doces, uns não bebem refrigerantes e outros bebidas alcoólicas, uns levantam cedo e caminhadas penitenciais, outros não fazem a barba,...são as mais variadas maneiras. 

O mais importante de tudo isso é você fazer algo de uma forma que lhe proporcione um encontro pessoal com Nosso senhor Jesus Cristo, que te aproxime de Deus, isso é o mais importante. Não adianta nada se privar de algumas coisas mas não mudar suas atitudes no dia a dia, não come chocolate mas briga com pai e mãe, não bebe refrigerantes mas não vai às missas, não tem vida de oração... Repense em tudo o que você tem feito, repense na vida e nas atitudes tomada durante a semana, tenha um momento de oração se aproxime de Deus enquanto Ele se deixe encontrar (Isaias 55,6) Este é o verdadeiro sentido não só da quaresma, mas durante toda a nossa vida...


Por fim precisamos entender que a nossa penitência não pode ser maior que a nossa simpatia e hospitalidade,  como lemos no Evangelho desta quarta feira (Mt 6,1-6.16-18) quando jejuardes não demonstre aos outros, mas somente a Deus, sendo assim, mesmo que esteja praticando a penitência e chegardes a casa de uma pessoa que lhe ofereça o alimento que você estiver jejuando, aceite de coração, mas não abuse da hospitalidade e nem abuse pensando que já quebrou a penitência, apenas aceite e agradeça, pois se você se negar estará se desfazendo da pessoa, e se você não aceitar dizendo que está fazendo jejum, você já estará recebendo a sua recompensa como diz no evangelho. então amigos, Deus não vê a nossa aparência, mas sim o nosso coração.

Para finalizar, preciso dizer que somente no Brasil temos a campanha da fraternidade, que é realizada desde 1964 e a cada ano tem um tema específico. Este ano o tema é "Fraternidade e juventude" e o lema "Eis me aqui, envia-me" (Isaias 6,8) Com isso a Igreja busca um reavivamento na fé entre os jovens, trazê-los para a presença de Deus, bem como chamar a atenção das autoridades para a segurança e a mortalidade entre jovens. Alguém já disse que os jovens são o futuro da Igreja, mas eu penso que o jovem precisa ser presente da Igreja, e a frase de João Paulo II se faz muito real nos tempos que estamos vivendo.

"A Igreja só será jovem quando o jovem for Igreja" (beato João Paulo II)

Espero te ajudado em algo.

desejo a todos uma excelente quaresma!

Deus abençoe!



Fonte: http://www.catequisar.com.br/texto/colunas/juberto/14.htm
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

QUER SABER O EVANGELHO DO DIA???

http://www.cancaonova.com/portal/canais/liturgia/