domingo, 15 de janeiro de 2012

Evangelho do dia, João 1, 35-42 Os primeiros discípulos de Jesus

Olá amigos, paz e bem!!


As leituras da missa deste domingo são um convite a ouvir o chamado de Deus. Na primeira leitura, no livro de I Samuel 3, 3b-10. 19, vemos Deus chamando o jovem Samuel que embora muito pequeno, já sente o chamado de Deus. No Evangelho vemos que havia dois discípulos que andavam com João Batista e foram chamados a seguir o Messias, quando Jesus questiona " o que procurais" eles respondem querendo saber onde Jesus morava, pois queriam passar o maior tempo possível com Jesus. 
Algo me chamou muito a atenção nestas leitura, quando encontramos com o mestre, quando temos um verdadeiro encontro com Deus, algo nos inquieta, e não conseguimos mais deixar de falar deste mestre. Foi assim que aconteceu com o menino Samuel, e também com André, que era irmão de Simão, que depois se chamou Cefas (Pedro). André não se conteve e foi logo chamando seu irmão dizendo "encontramos o Messias" E Simão foi correndo ao encontro de Jesus.
Quando temos um encontro verdadeiro com Jesus, temos a vontade de anunciá-lo a todo mundo, e o entusiasmo que envolve a pessoa que teve um encontro pessoal com Deus, contagia as pessoas próximas.
Será que temos sido esta pessoa? será que já tivemos um encontro pessoal com Deus? Será que o nosso entusiasmo tem levado as pessoas próximas a nós a ter um encontro com Deus? São perguntas que nos leva a refletir, e se a resposta for negativa, temos que rever nossos conceitos, e mudar as rotas que temos seguidos.


Desejo a todos uma excelente semana.


Deus abençoe!!

sábado, 7 de janeiro de 2012

Evangelho do dia, Mt 2, 1-12 Epifania: Deus traz a salvação a todos


Olá amigos, paz e bem!


A Igreja celebra neste final de semana, a Epifania do Senhor, ou seja, a aparição, a manifestação, o revelar-se de Deus aos homens. Lemos nos Evangelhos, outras formas de demonstrar esta "aparição de Jesus", mas especificamente no relato de Mateus 2, vemos a visita dos 3 reis magos. Bom, precisamos conhecer os 3 reis magos, assim podemos entender por que a passagem do evangelho de Mateus é a que melhor representa a Epifania do Senhor.
 A tradição da igreja os chama de Baltazar, Melquior e Gaspar. Eles eram magos no sentido de astrólogos, astrônomos,  pois não havia diferenças entre estas disciplinas, sendo assim, eles não eram judeus e sim pagãos, mas como estudavam as estrelas viram uma nova estrela brilhar e pairar sobre algo. Acreditando na crença judaica de que o menino-Deus haveria de nascer, foram ao seu encontro.
Como a tradição nos ensina que cada um tinha uma cor de pele diferente, (um era branco, outro moreno jambo e o outro era negro) podemos entender que a Salvação de Deus vem para todos os povos, de todas as raças e cores.
fonte: http://www.tuespetrus.org/?p=550








O que podemos entender nesta passagem é que assim como nos dias de hoje todos somos convidados à ceia do senhor, naquela época da mesma forma todos estavam sendo chamados a adorar ao filho de Deus, a estrela brilhou para todos, mas somente os mais atentos, mesmo pagãos, puderam observa-la, e muito mais do observa-la foram até encontra-la, e mesmo que não acreditassem plenamente naquilo que eles estavam atrás, seguiram a estrela e ainda levaram presentes para o menino que havia nascido.


Nos dias de hoje Deus tem nos chamado de todas as formas, seja por canais cristãos ou programas cristãos na tv, seja através de comunidades como a canção nova, toca de Assis, Missão louvor e Glória, entre tantas outras, seja por padre e pastores muitos carismáticos, cantores católicos e evangélicos que cada vez mais tem espaços na mídia, ou de tantas outras formas, Deus neste tempo de natal tem nos mostrado a estrela, tem nos chamado a ir até Jesus, a viver-mos uma nova vida, a mudar nossa atitude. Infelizmente, como no tempo do nascimento de Jesus muitos até tem visto a estrela, mas estamos tão ocupados com jogos, internet, bebidas, que não conseguimos visualizar esta nova estrela, ou se vimos não damos bola.


Jesus tem um chamado para nós neste final de semana, vá a missa, vá ao culto, mas vá com o coração aberto para acolher e aceitar este chamado de Deus. Que possamos ser como os reis magos, atentos à ouvir a voz de Deus.


Desejo a todos um excelente final de semana, abençoado por Deus, e um feliz ano novo repleto de realizações, muita saúde, muita paz e sucesso em seus empreendimentos.

sábado, 31 de dezembro de 2011

A Loja de Deus!!

Caminhando pela rua, vi uma loja que se chamava a loja de Deus. Entrei e vi um anjo no balcão.
Maravilhado lhe perguntei:
-Santo anjo do Senhor, o que vendes?
Ele me respondeu:
-Todos os dons de Deus.
-Custa muito caro?
-Não, aqui nesta loja tudo é de graça.


Contemplei a loja por inteiro e vi jarros e vidros de fé, pacotes de esperança, caixinhas de salvação e várias embalagens de sabedoria.
Tomei coragem e pedi:
-Por favor, quero muito amor de Deus, todo o perdão Dele, vidros de fé, bastante felicidade e salvação eterna para mim e para toda a minha familia.
Então o Anjo do Senhor preparou um pequeno embrulho que cabia nas na minha mão. Sem entender, perguntei-lhe:
-Como é possível colocar tantas coisas nesse pequeno embrulho?
O Anjo respondeu-me sorrindo:
- Meu querido irmão, na loja de Deus não oferecemos frutos, apenas sementes....


O que temos plantado em nossas vidas?
Quem planta amor, colherá amor, quem planta paz colherá paz, quem semeia alegria...com certeza colherá felicidades, mas quem planta ventania, colhe tempestade,  e quem planta intrigas, guerras, violências, bebedeiras, o que colherá?
Meus amigos, somente podemos colher aquilo que tivermos plantado, por isso a partir de agora comecemos a plantar coisas boas.


Existe um provérbio chinês que diz:


"- O sábio aprende com os erros dos outros, os inteligentes com os próprios erros, mas os idiotas não aprendem nunca"


Desejo que Deus abençoe a todos e um feliz e santo ano novo!!!

terça-feira, 27 de dezembro de 2011

AS TRÊS ARVORES!!




Havia no alto de uma montanha três árvores que sonhavam o que seriam depois de grandes.
A primeira olhando as estrelas disse:
- Eu quero ser o baú mais precioso do mundo, cheio de tesouros
A segunda, olhando o riacho suspirou:
- Eu quero ser um navio grande para transportar reis e rainhas.
A terceira, olhou o vale e disse:
- Quero ficar aqui no alto da montanha e crescer tanto que as pessoas ao olharem para mim levantem os olhos e pensem em Deus.
Muitos anos se passaram e, certo dia, três lenhadores cortaram as árvores que estavam ansiosas em ser transformadas naquilo que sonhavam. Mas os lenhadores não costumavam ouvir ou entender de sonhos... Que pena...
A primeira árvore acabou sendo transformada em um cocho de animais coberto de feno.
A segunda virou um simples barco de pesca, carregando pessoas e peixes todos os dias.
A terceira foi cortada em grossas vigas e colocada de lado num depósito.
Então, desiludidas e tristes, as três perguntaram:
- Por que isso?
Entretanto, numa bela noite, cheia de luz e estrelas, uma jovem mulher colocou seu bebê recém-nascido naquele cocho de animais e, de repente, a primeira árvore percebeu que continha o maior tesouro do mundo.
A segunda árvore estava transportando um homem que acabou por dormir no barco em que se transformara. E quando a tempestade quase afundou o barco, o homem levantou-se e disse:
- Paz!
E num relance, a segunda árvore entendeu que estava transportando o rei do céu e da terra.
Tempos mais tarde, numa sexta feira, a terceira árvore espantou-se quando suas vigas foram unidas em forma de cruz e um homem foi pregado nela. Logo sentiu-se horrível e cruel.
Mas logo no domingo seguinte, o mundo vibrou de alegria. E a terceira árvore percebeu que nela havia sido pregado um homem para a salvação da humanidade, e que as pessoas sempre se lembrariam de Deus e de seu filho ao olharem para ela.
As árvores haviam tido sonhos e desejos, mas, sua realização foi mil vezes maior do que haviam imaginado.
Portanto, não esqueça:
"Não importa o tamanho do seu sonho. Acreditando nele, sua vida ficará mais bonita  e muito melhor para ser vivida."


E você? qual é o seu sonho??

Que Deus lhe abençoe e que você tenha uma linda semana natalina.

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

ENTÃO É NATAL!!!!!









Como você sabe, está chegando novamente a data de meu aniversário.

Todos os anos fazem festa em minha honra e creio que este ano acontecerá a mesma coisa.



Nesses dias as pessoas fazem muitas compras. O rádio e a TV fazem centenas de anúncios. Por todo canto não se fala de outra coisa a não ser dos preparativos para o grande dia.
É bom saber que ao menos um dia por ano algumas pessoas pensam um pouco em mim.
Como você sabe, há muitos anos começaram a festejar meu aniversário. No começo, pareciam compreender e agradecer o que fiz por eles, mas HOJE em dia, ninguém sabe por que razão o celebram. As pessoas se reúnem e se divertem muito, mas não sabem do que se trata...
Estou me lembrando do ano passado: ao chegar o dia do meu aniversário, fizeram uma grande festa em minha honra. Havia coisas deliciosas na mesa, tudo estava decorado e havia muitos presentes... Mas sabe de uma coisa? Não me convidaram! Eu era o convidado de honra e ninguém se lembrou de me convidar! A festa era para mim e quando chegou o grande dia, fecharam a porta na minha cara. Bem que eu queria partilhar a mesa com eles...
A verdade não me surpreendeu porque, nos últimos anos, muitos me fecham a porta. Como não me convidaram, ocorreu-me entrar sem fazer ruído. Entrei e fiquei num cantinho.
Estavam todos brindando, alguns já estavam embriagados, contando piadas, rindo, divertindo-se. Foi quando chegou um VELHO GORDO, VESTIDO DE VERMELHO, COM BARBA BRANCA E GRITANDO: HO! HO! HO!. Parecia ter bebido demais... Deixou-se cair pesadamente numa cadeira e todos correram para ele dizendo: Papai Noel! Papai Noel! Como se a festa fosse dele!
Quando chegou meia-noite, todos começaram a abraçar-se. Eu estendi meus braços esperando que alguém me abraçasse... Quer saber? Ninguém me abraçou.
De repente, todos começaram a entregar presentes. Um a um, os pacotes foram sendo abertos. Cheguei perto para ver se, por acaso, havia algum para mim? Nada!
O que você sentiria se no dia de seu aniversário todos se presenteassem e não dessem nenhum presente para você??
Compreendi, então, que estava sobrando na festa... Saí sem fazer barulho, fechei a porta, fui embora...
Cada ano que passa é pior: as pessoas só se lembram da ceia, dos presentes, das festas... De mim ninguém lembra.
Gostaria que, neste Natal, você me permitisse entrar em sua vida, reconhecendo que há mais de dois mil anos vim ao mundo para lhe dar minha vida na cruz e, assim, poder salvá-lo. Hoje só quero que acredites nisso com todo seu coração...

Espero que você pense nisso, e em sua ceia de natal, muito mais do que a comida e a bebida em sua mesa, você possa fazer uma oração. Uma oração sincera, por você, por sua familia, por seus amigos. Convide Jesus para entrar em sua casa, Ele é o verdadeiro aniversariante do dia!!


Que Deus lhe abençoe e tenha uma excelente semana!!!

domingo, 11 de dezembro de 2011

Evangelho do dia Jo 1,6-8.19-28

Olá amigos, paz e bem!!


Me desculpem por estar ausente por uns dias, é que a correria do dia-a-dia as vezes nos sufocam, mas isso tudo passa....
As leituras efetuadas em todas as missas no dia de hoje são maravilhosas, e não podemos deixar de meditar em todas elas. 
Na primeira leitura, ( Isaias 67,1-2a. 10-11) o profeta Isaias escreveu logo após o exílio da Babilônia, onde o povo de Israel voltando para casa se viram abatidos por encontrar quase tudo destruído por causa da guerra, desanimaram e desejavam a morte, mas o profeta Isaias revela a palavra do senhor, e leva o povo de Deus a um novo ânimo, a louvar a Deus a exultar de alegria a confiar em um Deus de misericórdia e que ainda prometeu a vinda do Messias que iria libertar o povo eleito.
Na segunda leitura, ( I Teassalônicences 5, 16-24)  igualmente o apóstolo Paulo encontra na comunidade de Tessalônica, um povo que reclamava muito, do frio, do calor, da chuva, da estiagem, e Paulo escreve, "estai sempre alegres, rezai sem cessar" e continua escrevendo "Dai graças em todas as circunstâncias". Paulo com estas palavras, queria elevar o ânimo desta comunidade, acordar a todos para o louvor a Deus.
E na leitura do Evangelho, vimos a humildade de um dos maiores nomes do novo testamento, vemos João, o batista, dizer que era apenas um voz que grita nas montanhas, aplainai o caminho do Senhor. Ele poderia muito bem dizer:
-Eu não sou o Messias, mas sou parente....sou amigo dele...
Enfim, ele poderia dizer tantas coisas, mas não, manteve-se humilde dizendo que batizava com água, mas no meio de vós esta quem vós não conheces, e eu não sou digno de desatar as correias de suas sandálias.


E nós, temos sidos humildes, ou por fazermos parte de alguma igreja, ou sermos membros de pastorais, padres ou pastores,  nos achamos no direito de julgar outras pessoas? 
Temos sempre que ter a certeza de que todos os dias aprendemos alguma coisa, e devemos manter os nossos  corações abertos para receber o grande amor de Deus.




desejo a todos uma excelente semana!




Deus abençoe a todos!!!

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Pastel, Guaraná e Deus!

O SORRISO DE DEUS!


Um menino pequeno queria encontrar com Deus, e sabia que tinha um longo caminho pela frente. Encheu uma mochila com pastéis e guaraná e começou a caminhada.
Andou umas 3 quadras e encontrou um velhinho sentando num banco da praça olhando os pássaros. Sentou-se junto dele e abriu a mochila.
Ia tomar um gole de guaraná, quando olhou o velhinho e pensou se ele estaria com fome. Ofereceu-lhe um pastel. O velhinho muito agradecido aceitou e sorriu ao menino. Tinha um sorriso tão incrível que o menino quis vê-lo sorrir de novo.
Ofereceu-lhe guaraná. Mais uma vez o velhinho aceitou e sorriu ao menino. O menino estava muito feliz!
Ficaram sentados ali sorrindo, comendo pastel e bebendo guaraná pelo resto da tarde sem falarem um ao outro.
No início da noite o menino estava cansado e resolveu voltar para casa, mas antes de sair ele se voltou e deu um grande abraço no velhinho.
O velhinho deu-lhe o maior sorriso que o menino já havia recebido. 
Quando o menino entrou em casa, a mãe, surpresa, pergunta, ao ver a felicidade estampada na face do filho: "O que fizeste hoje que te deixou tão feliz?
Ele respondeu: "Passei a tarde com Deus" e acrescentou "Você sabe, ele tem o mais lindo sorriso que eu jamais vi!"
Enquanto isso, o velhinho chega em casa radiante, e o filho pergunta: "Por onde estiveste, que chegas tão feliz?" 
Ele respondeu: "Comi pastéis e tomei guaraná no parque com Deus!"
Antes que seu filho pudesse dizer algo ele falou: "Sabes, Ele é bem mais jovem do que eu pensava!!!"

Nunca subestime a força de um sorriso,
o poder de uma palavra,
o valor de um ouvido de ouvir,
de um honesto elogio,
de um ato de carinho.
Tudo isso pode fazer virar uma vida. 
Por medo de diminuir deixamos de crescer.
Por medo de chorar deixamos de sorrir!!!

E você, já sorriu para alguém hoje???

Pense Nisso!

Deus abençoe!!

QUER SABER O EVANGELHO DO DIA???

http://www.cancaonova.com/portal/canais/liturgia/